sexta-feira, 5 de junho de 2009


SIDNEY MENDES DE ARAÚJO
BIOGRAFIA DE SIDNEY MENDES DE ARAÚJO (TIO SID)

Filho de Antonio Mendes de Araújo e Maria Angélica Cordeiro Mendes. Nascido em 19 de agosto de 1935 na Fazenda Belo Horizonte,distrito de Lagoa Seca, do Atual município de Candoi. Em 1956, com a morte prematura de seu pai , abandonou os estudos para dedicar-se ao cuido da lida. Em janeiro de 1958 casou-se coma a normalista Ormi Terezinha França de Araujo. Dessa união nasceram três filhos: Antonio, Amaro e Armando. Nhô Sid Mendes,como era chamado pela peonada dedicava-se diuturnamente a lida de gado e as safras de porcos , inicialmente na localidade da Bebinha, e posteriormente no Vale do Iguaçú. Em 1964, Seu Sid e a familia mudaram-se para a Fazenda Algodoeiro, hoje municipio de Foz do Jordão. Agora cuidando da "própria lida" , Sid Mendes encontrava-se empolgado por uma nova atividade: As lavouras de campo! Em 1964 a grande paixão dele eram as carreiras em cancha reta.
No início nos anos setenta, Sid Mendes iniciou sua atividade tradicionalista que arrebatou sua vida dali em diante. Conheceu o gaúcho Dom Pedro Rodrigues Nunes e sua esposa, a folclorista Dona Ivone Varella Rodrigues, que foram seus incentivadores.
Foi um dos fundadores doGrupo de Laço Cacique Candoi, filiado ao CTG Fogo de Chão, cuja sede era na própria Fazenda Algodoeiro.
Em 1975 quando retornava de Guarapuava para a fazenda, Sidney sofreu um grave acidente automobilístico onde faleceu sua esposa Ormi.
Em 19 de maio de 1976 nasceu sua primeira filha mulher, Ormi (Tica) de sua união com Maria de Col Araujo.
Foi patrão do CTG Fogo de Chão por duas vezes, na gestão 1976/1977 e na 1990/1991.
Foi um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, tornando-se Presidente do MTG-Pr na gestão 1985/1987.
Foi Conselheiro da CBTG, quando foi relator do 1º regulamento nacional de laço.
Realizou no CTG Fogo de Chão o 1º Rodeio Nacional de Campeões.
Realizou o Rodeio Internacional de Guarapuava.
Participou do Conselho de Agregados Vitalícios do MTG-Pr, hoje extinto.
O canhoto Sid Mendes e seu cavalo Grilo, mais tarde seu cavalo arroz-doce, ficaram conhecidos pelo Brasil afora, laçando nos rodeios e fazendo amigos, divulgando o nome de Guarapuava e do Candoi.
Foi campeão individual de vários rodeios como Ponta Grossa, Realeza, Arapoti, sendo, também, consagrado armadinha 1972 do CTG Fogo de Chão.
Em 28 de janeiro de 1996 nasceu seu quinto filho, Pedro, de sua união com Patrícia de Almeida. Neste período, Sid Mendes morou no Mato Grosso do Sul, retornando,mais tarde, a Guarapuava. Em 21 de abril de 2009, morre Sidney Mendes de Araujo (TIO SID), deixando um legado de paixão pela vida, de desapego, de humildade e de valorização de sua Terra e de suas tradições.

3 comentários:

  1. meu pai amado...
    jamais esqueceremos os teus ensinamentos, principalmente sobre tradição
    obrigada por tudo que foi e que fez
    que o Patrão lá de cima te acolha... e que você continue olhando por nós!
    Sua filha Tica

    ResponderExcluir